FÁBIO BERGAMO

BLOG

Artigos e Experiências em Gestão, Negócios, Marketing e Eventos Esportivos

Por que chamar de Patrocínio na Omoplata está errado?

Neste artigo vou explicar porque está errado chamar de Patrocínio na Omoplata a propriedade de patrocínio esportivo que fica na parte frontal da camisa dos times, próximo à região do pescoço.

Vou contextualizar como surgiu esse nome, porque o mercado ainda o utiliza, mostrar como deve ser o nome correto dessa propriedade de patrocínio e apresentar os problemas ocasionados pela utilização errada.

Neste artigo você vai aprender:

 

  • O que é Omoplata?
  • O que é Patrocínio na Omoplata?
  • Por que está errado chamar de Patrocínio na Omoplata?
  • Como surgiu esse nome e quem o inventou?
  • Por que o Mercado chama de Patrocínio na Omoplata?
  • Quais os prejuízos de chamar de Patrocínio na Omoplata?
  • O verdadeiro patrocínio na Omoplata
  • Onde a correção da nomenclatura já começa acontecer?
  • Conclusão

O que é Omoplata?

Omoplata é o antigo nome dado para um osso que fica na região das costas, atualmente conhecido como ESCÁPULA.

O nome omoplata foi substituído há muitos anos e não é mais utilizado na nomenclatura anatômica humana para identificar tal osso. Por essa razão, é possível afirmar: OMOPLATA NÃO EXISTE!

Da mesma forma, os nomes rótula e perônio também foram substituídos há mais de 20 anos. Veja outros ossos que tiveram seus nomes atualizados nessa matéria da Folha de São Paulo de 1997.

 

O que é Patrocínio na Omoplata?

Patrocínio na omoplata é o maior erro do Marketing Esportivo Brasileiro. Não pela propriedade do patrocínio, mas pelo nome que foi dado a essa propriedade.

Chamam de patrocínio na omoplata a propriedade onde a marca do patrocinador fica exposta na parte da frente da camisa, lateralmente ao pescoço. Ou seja, essa localização não condiz com a topografia da extinta omoplata que, conforme explicado acima, fica localizada nas costas. 

Veja alguns exemplos de clubes que exploram essa propriedade de patrocínio e a chamam de Patrocínio na Omoplata.

 

Por que está errado chamar de Patrocínio na Omoplata?

Primeiramente, porque chamam de “Patrocínio na Omoplata” o patrocínio que fica na parte da frente da camisa, onde está localizada a CLAVÍCULA.

Além disso, omoplata é o nome que não se usa mais de um osso que fica localizado nas costas. Conhecido atualmente como ESCÁPULA.

Nome dos ossos clavícula e escapula (ex-omoplata)

 

Como surgiu esse nome e quem o inventou?

As propriedades de patrocínio nas camisas de times esportivos têm seus nomes, na maioria das vezes, relacionados com a região do corpo ou com a parte do uniforme onde a marca é exposta.

Ainda não consegui descobrir quem inventou essa propriedade de patrocínio e, consequentemente, deu o nome de patrocínio na omoplata. Se alguém souber, por favor, me avise.

 

Por que o mercado chama de Patrocínio na Omoplata?

Eu tenho acompanhado esse tema desde 2012, quando escutei essa nomenclatura pela primeira vez.

Nas minhas pesquisas e conversas com diversos profissionais, identifiquei que as pessoas ainda chamam de patrocínio na omoplata, basicamente, por 2 motivos:

  1. Ouviu ou leu alguém chamar assim e, simplesmente repete;
  2. Acha que o nome do osso que fica nessa região do patrocínio é omoplata;

 Concorda comigo que é muito mais fácil copiar do que pesquisar e ir verificar a origem da nomenclatura? Mesmo que você já tenha ouvido que aquele osso que fica na região do patrocínio chama clavícula. Simplesmente copiam e pronto.

 Já ouvi muitos dizerem “Os profissionais têm coisas mais importantes para se preocupar” – você vai ver mais abaixo que não é bem assim.

De uma maneira geral, os principais atores envolvidos nessa questão se comportam da seguinte forma:

 

CLUBE – Utiliza a nomenclatura que o Diretor de Marketing, Comunicação e/ou Comercial passa para quem vai escrever a matéria.

PATROCINADOR – Segue o que o clube fala. O que está no contrato. Se o clube falou que é omoplata, vai omoplata.

IMPRENSA – Portais de comunicação, sites especializados e imprensa, de uma maneira geral, simplesmente copiam e colam os releases que os clubes mandam. Na íntegra.

 

O verdadeiro Patrocínio na Omoplata

Agora, se você gosta muito do nome omoplata, não se importa com o fato do osso não ser chamado mais assim e quer ter o verdadeiro Patrocínio na Omoplata, que tal inovar nesse mercado e sugerir que alguma marca patrocine a região da omoplata da camisa do seu time?

Ela fica aqui ó:

O verdadeiro patrocínio na Omoplata

 

Os prejuízos de chamar de Patrocínio na Omoplata

Que o nome correto do osso onde está a marca desse patrocínio é clavícula já ficou claro, certo?!

Que omoplata é o nome de um osso que fica nas costas e que, além disso, não é mais utilizado na anatomia humana.

Mas, pior do que tudo isso, chamar pelo nome errado tem como consequência um desserviço prestado à sociedade e àqueles que acompanham e estão aprendendo sobre a área do marketing e patrocínio esportivo.

Quando chamam um patrocínio que fica na clavícula de “patrocínio na omoplata” as pessoas são induzidas a achar que o osso localizado na região do patrocínio se chama omoplata. E isso se espalha cada vez mais e mais. Para todos os lados.

Esse fato é facilmente observado em inúmeras matérias feitas por clubes de futebol e imprensa, onde relatam que a marca será exposta na região da omoplata da camisa.

flamengo patrocínio na omoplata esquerda universidade Brasil. Errado
O correto seria “na clavícula esquerda do uniforme”

E como se o fato descrito acima já não fosse o suficiente para que o mercado esportivo parasse de utilizar o termo patrocínio na omoplata para o patrocínio que é na clavícula, tem um fato MUITO PIOR que é desencadeado por esse erro.

Para piorar, o dicionário on-line da língua Portuguesa utiliza como exemplo de uso da palavra omoplata os exemplos equivocados advindos do marketing esportivo. Se referindo à clavícula. 

 

dicionário utiliza exemplos de uso da palavra omoplata equivocadamente

 

Consegue perceber que o problema é muito maior do que você pensava? O mercado esportivo está induzindo o DICIONÁRIO a fazer errado.
Não dá né?!

 

Onde a correção da nomenclatura já começa acontecer?

Para nossa alegria, para o bem do mercado e das futuras gerações, já existe uma gama de profissionais que entenderam que chamar de patrocínio na omoplata o patrocínio que expõe a marca do patrocinador na região da clavícula é errado e não utilizam mais essa nomenclatura.

 

Já é possível encontrar profissionais, tanto em clubes de futebol como em portais de comunicação, que já utilizam termos como Patrocínio na Clavícula, parte superior da camisa ou região dos ombros.

cruzeiro patrocinio na clavicula

Em alguns casos, é possível observar até a correção da nomenclatura por parte de profissionais de portais especializados quando o clube utiliza o termo omoplata. Como nesse exemplo, onde o Grêmio utiliza “omoplata” e o portal Máquina do Esporte corrige e utiliza clavícula.

gremio erro e acerto no nome do patrocinio na  omoplata

 

Ou seja, há luz no fim do túnel!

CONCLUSÃO

Talvez você não soubesse, até ler esse artigo, que utilizar o termo “patrocínio na omoplata” estava errado. Que o osso que fica nessa região não chama omoplata e sim, CLAVÍCULA.

Agora que já sabe, acredito que não há mais razão para continuar utilizando o nome errado para a propriedade de patrocínio que fica na região da clavícula, não é mesmo?

Além disso, continuar chamando o Patrocínio na Clavícula de “Patrocínio na Omoplata” é mais prejudicial do que você imaginava, uma vez que até o dicionário utiliza, equivocadamente, o patrocínio na omoplata como exemplo de utilização do termo omoplata. 

Não vai ser difícil, você vai deixar de cometer um erro e colaborar para que todos saibam o nome correto do osso onde está exposta a marca do patrocinador.

Se todos passarem a chamar o patrocínio nessa região de PATROCÍNIO NA CLAVÍCULA, não teremos mais confusão com a nomenclatura. Ninguém mais vai achar que onde a marca está exposta chama omoplata e que aquele osso se chama omoplata.

Felizmente, já vemos um movimento em alguns clubes de futebol e sites especializados na direção da mudança dessa nomenclatura.

Acredito que é nosso papel como profissionais da gestão, marketing e comunicação esportiva corrigir os erros que encontramos, corrigi-los e difundir a forma correta para o mercado e para os futuros profissionais.

Com a ajuda dos profissionais que estão à frente de departamentos de Marketing e Comunicação dos principais clubes de futebol do Brasil e dos principais portais especializados, tenho certeza que vamos corrigir esse erro e, em curto período, ver todo o mercado utilizando o nome correto dessa propriedade de patrocínio.

Só depende de um pouco de boa vontade.

Juntos somos mais fortes e chegaremos mais longe.

Fique à vontade para colocar sua opinião e o que pensa sobre isso nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *